Sou brasileira, mineira, belo-horizontina e amo minha terra!

Sou jornalista, escritora, cantora, atriz, poeta, artesã, filha, mãe, mulher.

Acredito na capacidade do ser humano em ser feliz: hoje. Acredito em Deus e no amor. Acredito no sonho, na ação e no sucesso.

Acredito em Maria e Madalena.

Acredito na luz do Espírito Santo, na esperança e na perseverança.

Acredito no indivíduo e sua capacidade de se aperfeiçoar

Acredito na arte e na transmutação, na alma e no coração, na paz e no perdão.

Acredito no condor, no beija-flor e no arco-iris...na força do fogo, do sol, da lua e dos ventos, da água e da terra, dos lobos, das águias...e muito mais!

Acredito na luz do sagrado feminino, na teia abençoada dos círculos de mulheres, das que foram às que virão. Na inspiração do encontro que cria, cura, fia e confia.

O FEMININO EM MIM surge para partilhar esse meu olhar feminino que ACREDITA!

Grata pela sua presença especial.

Márcia Francisco

quinta-feira, 18 de julho de 2013

SUPERAÇÃO E PERDAS


Hoje, amiga Kathleen McGowan comentou, em seu status facebook, sobre fases da vida em que diante de mudanças: perdas, separações, dores, sofrimento, morte, depressão, as amizades se reciclam. Somos “condenados” a vivenciar luto e dificuldades sozinhos – o que faz parte da vida - e, sem amigos, familiares ou apoio dos que mais amamos. Fato. Já vivi fases assim. A sorte é contar com auxílio de profissionais competentes da psicologia, psicanálise e as ditas “alternativas” terapias e especialmente da fé, para, além da dor factual, lidar, também, com as conseqüentes perdas. Em todos os momentos, por mim vivenciados cresci internamente. Esse deve ser o segredo da superação do luto em qualquer perda, pela fé. Porque somos seres únicos e independentes, vinculados a uma sabedoria maior, de luz infinita que rege tudo por aí. E a percepção desta individualidade não nos faz incapazes, nem precisa nos tornar vítimas. Ao contrário, como na técnica havaiana de mudança de padrão de pensamento, “h’oponopono: quando assumimos 100% de responsabilidade por tudo que nos acontece, temos nas mãos a chave dourada que transforma. A luz para a virada. É pena que, nesta virada, tenhamos que constatar ausências ou os denominados abandonos. Aí se vão amigos... a dor aumenta. Mas, se olhássemos com sabedoria, não seria necessário o sofrimento, porque tais “amigos”, não podem ser considerados como tal. Um amigo não precisa viver SUA dor, portanto, não precisa abandoná-lo. É como um assistente que se coloca ao seu lado e a simples presença – ainda que na distância – se faz perceber e gera força infinita. Na ausência deste: tem Deus. O Deus em que você acredita, sem rótulos ou denominações, sabedoria suprema que habita acima, abaixo e dentro. E, neste fio conector traz o discernimento. Que deixa ir o que não faz parte, que se entrega ao instante de lágrimas, cai para levantar titã. Um amigo, conhece, reconhece, sabe e respeita o seu momento.Caminha ao lado, espera, confia com e em você. Um amigo verdadeiro é presença divina. Na ausência ou, simplesmente na fase da dor, reconstrua sua fé ou a cultive. A fé está, o poder também, arranque da terra, com unhas e descabelos a sua, confie e reconstrua. Há um amor que resgata, transforma e faz maravilhas em cada um de nós. É sempre o amor. E quando falta a auto-estima, se não lhe basta o seu amor. Tem Deus. Asseguro. Das perdas, não são, pois, nada temos, a não ser a nós mesmos e a consciência sagrada de que juntos, podemos, sim, ser mais, pelo todo. Quando no outro não reconhecemos tal consciência, existe a prece e o perdão e o amor incondicional que envolve e cura na compreensão, a parte de nós – este outro irmão – que se isolou em seu próprio caminho e, também, precisa ser resgatado no circulo sagrado da gratidão pela vida, que envolve o todo. 
(Márcia Francisco -18 de julho de 2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário